Constrac promove encontro para discutir arquitetura da cidade e seu entorno e o papel das energias renováveis nesse novo contexto, com palestras de Jorge Chaguri Jr, mestre em Energia pela USP, e Lourenço Gimenes, sócio fundador do escritório de arquitetura FGMF
Constrac

Jorge Chaguri Jr. e Lourenço Gimenes

A primeira edição do Constrac Experience realizada na última quinta-feira (21) no Jade Jardim Paulista, reuniu cerca de 60 pessoas entre arquitetos, engenheiros, empresários e grandes nomes do design para discutir as novas iniciativas na construção de empreendimentos, em busca de uma cidade mais sustentável, e as novas relações das pessoas com a arquitetura da cidade.

Promovido pela Constrac, construtora que está há mais de 35 anos no mercado, o evento contou com palestra Jorge Chaguri Júnior, formado em Engenharia Civil pelo Mackenzie e mestre em Energia pela USP (Universidade de São Paulo), sobre a experiência que a sociedade está vivendo e a mudança de comportamento dos empreendimentos. “Os projetos atualmente têm um compromisso com a infraestrutura do País, eficiência energética e energias renováveis. E os nossos edifícios hoje carregam uma carga de responsabilidade muito grande com relação a isso”, explica o especialista. “Quando a gente constrói, são os prédios que irão consumir energia nos próximos 50 a 100 anos. Tudo que a gente projeta, gera impacto de uma forma global, não só da construção, mas durante o uso dela”, enfatiza o engenheiro.

Ainda de acordo com o especialista, o evento é uma iniciativa que fomenta uma cultura que não existe na construção civil, pois permite mostrar o que está por trás do conceito do projeto, definições e estudos que estão sendo realizados. “A ideia é estimular nas pessoas uma reflexão, além de uma bate-papo do que será tendência e mostrar o que está nos bastidores, pois tem muita coisa por trás que, sem um evento como esse para discutir esses temas, guardamos pra gente”, ressalta.

O evento proporcionou também um espaço de apresentação sobre a tendência da relação das pessoas com a arquitetura da cidade, ministrado por Lourenço Gimenes, sócio fundador do escritório de arquitetura FGMF, que fez os convidados refletirem sobre novas iniciativas nas construções de empreendimentos, que possam criar uma relação com o entorno, contribuindo para a arquitetura da cidade, mas que também sejam responsáveis com o meio ambiente. “No ponto de vista urbano, eu fico esperançoso com relação à algumas questões, como os instrumentos que estão sendo implementados e uma certa mudança de cultura que vai acontecer, cedo ou tarde”, fala Gimenes.

“Nós temos novos planos diretores e leis de ocupação do solo que promovem, por exemplo, a construção de espaços urbanos iluminados, seguros e utilizáveis, além de estimular que espaços privados se tornem coletivos, e isso pode reverter em benefícios às incorporadoras e consequentemente à cidade. Outro ponto é estimular a construção de prédios mistos, que permite que as pessoas possam morar e trabalhar no mesmo complexo, algo raro, mas que a nova legislação permite que isso aconteça”, finaliza Lourenço.

Durante todo o evento, os participantes estiveram inseridos num ambiente que proporcionou uma agradável experiência, na qual puderam conhecer o apartamento modelo Jade, empreendimento referência em arquitetura e que utiliza iniciativas sustentáveis.

Os palestrantes: Jorge Chaguri Júnior – Formado em Engenharia Civil pelo Mackenzie e mestre em Energia pela USP, três vezes ganhador do prêmio Masterinstal, promovido pela Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações (Abrinstal) e Sindicato da Indústria de Instalação (SindInstalação). Lourenço Gimenes – Sócio fundador do renomado escritório de arquitetura FGMF há 15 anos, premiado internacionalmente pela WAN 21 for 21, que está à frente de projetos como Japan House, Casa Natura e Jade.

Serviço:
Constrac
(11) 3045-4550
http://constrac.com.br

 

topo