Feira de Design do Rio, IDA 2017, estreia em setembro novo formato e espaço na Marina da Glória
design

Poltrona Void (armchair) do Estúdio Iludi e Linha Tubos por Zanini de Zanine

A IDA – Feira de Design do Rio chega a sua quarta edição e estreia novo endereço, na Marina da Glória. O evento, que acontece de 13 a 17 de setembro, vai reunir designers, escritórios de design e galerias que trazem as últimas tendências do segmento de design art. Todas as peças selecionadas para participar da IDA seguem o critério de serem únicas ou de série limitada.

Já estão confirmadas as participações de: Hugo França, Novo Ambiente, Studio Miriam Lollmann, Pedro Bonz, Studio Zanini, Estudio Iludi, Galeria AWZ, Artwindowz, Joia Brasil e Ronald Sasson.

A IDA é parceira também do EARQ – Encontro de Arquitetura e Design, que vai realizar ciclo de palestras no Museu do Amanhã durante os mesmos dias da feira. Entre os palestrantes estão Arthur Casas, Claudia Moreira Salles e Carlos Motta.

O segmento de joias estará presente na Artwindowz, que participa pela primeira vez da IDA. Serão apresentadas criações exclusivas confeccionadas com matéria-prima encontrada nas diferentes regiões brasileiras – material encontrado na natureza ou descartado pela indústria.

Pelo terceiro ano, o Joia Brasil, realizado pela Anna Clara Hermann, acontecerá dentro da IDA. O evento valoriza o design na criação de joias e reúne nomes consagrados e jovens com trabalho inovador.

Também está confirmada a presença da Editora Olhares, especializada em livros de design.

A IDA acontece no Rio de Janeiro no mesmo período em que a ArtRio, fomentando um calendário artístico e cultural com importante eventos e ações ligadas à Arte.

“Essa edição da IDA traz uma rica exposição das raízes brasileiras, unindo a reconhecida criatividade de nossos profissionais com a utilização de novos materiais e a valorização de conceitos de sustentabilidade. Teremos representantes de diferentes linhas, indicando como o design pode estar presente em todos os momentos de nosso cotidiano, e as múltiplas formas da união do design com o conceito e a usabilidade. Mais do que ser apreciada, as peças de design art devem ser utilizadas”, indica Brenda Valansi, sócia da IDA.

A realização da IDA é da BEX Produções, empresa também responsável pela criação e realização da ArtRio.

Objetivos da IDA:

• Reforçar o Rio de Janeiro como destino mundial para o mercado de arte e design no mês de setembro;
• Ampliar o calendário de arte no Brasil estimulando a realização de novos eventos de qualidade e excelência;
• Reforçar a união e relação de Arte e Design;
• Estimular um novo público consumidor de design art, promovendo acessibilidade a galerias e designers;
• Ampliar a visibilidade do design brasileiro para o mercado internacional e também possibilitar a exposição de novos nomes estrangeiros;
• Amplificar o conceito do design art, possibilitando maior acesso do público;
• Apresentar as últimas tendências ao grande público;
• Ser um catalizador de oportunidades para profissionais, galerias e estúdios de design.

Serviço:
ida 2017 / Feira de Design do Rio
De14 a 17 de setembro (quinta-feira a domingo)
Preview – 13 de setembro (quarta-feira)
Ingressos: R$ 30 / R$ 15 – o ingresso dá direito também à visitação da ArtRio
Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
(21) 2537.4481
http://www.ida.art.br