DW! NeoBambu realiza exposição de fotos de Araquém Alcântra com curadoria de Guilherme Torres. A exposição ocorre entre os dias 10 a 14 de agosto e reúne fotos que retratam com emoção o Brasil e convergem para um único e urgente caminho: proteger a vida!
fotos

Devasta – fotos de Araquém Alcântra na NeoBambu

A NeoBambu – empresa que há dez anos oferece produtos em bambu para substituir o uso da madeira em pisos e revestimentos – apresenta exposição fotográfica de Araquém Alcântara – percursor da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país – sob curadoria do renomado arquiteto brasileiro, Guilherme Torres, durante o DW! São Paulo Design Weekend, que ocorre 10 a 14 de agosto, na capital paulista.

A exposição reúne fotos captadas a partir do olhar sensível de Araquém e retratam com emoção o Brasil, sua diversidade, belezas e mazelas, como a queimada das matas. Responsável pela intervenção artística da mostra, Guilherme Torres, escolheu tons de cores que vão desde verde, passando pela cor laranja até chegar ao vermelho para criar um ambiente impactante e ao mesmo tempo que aflora as emoções do público visitante da exposição fotográfica. Sendo assim, a ideia é ter em um mesmo espaço dois olhares distintos que ao final convergem para um único e urgente caminho: proteger a vida!

O público visitante da mostra também poderá conferir os lançamentos de mobiliários da NOS Furniture – marca brasileira de design autoral – entre eles a mesa Fifties, produzida em Corian e com processo de indução – troca energética entre a bancada e material específico para esta tecnologia -,além da versão em inox das peças Hana e Zaki, todas assinadas por Guilherme Torres, diretor criativo da marca. Já os designers Guilherme Wentz e Rodrigo Almeida, apresentam novas criações, como a mesa Fold na versão mármore e cobre e a poltrona Walk, respectivamente.

As novidades não param por aí, Carolina Armellini e Paulo Biacchi, à frente do Studio Fetiche assinam duas peças para a NOS Furniture, a poltrona MON desenvolvida especialmente para compor o Museu MON – Museu Oscar Niemeyer e a cadeira Tilda Collors na versão com encosto em palhinha e em dez novas cores, entre elas, verde, vermelho, vinho, laranja e bege.

“Há 10 anos a NeoBambu trabalha para que toda a madeira utilizada na arquitetura e no design de interiores não sejam retiradas das florestas brasileiras, porém não conseguimos isso sozinhos. Por isso, queremos presentear nossos amigos, parceiros e clientes com uma exposição que diz muito mais sobre nosso DNA do que sobre nosso produto”, completa Francine Ferrari, diretora comercial da NeoBambu.

Araquém Alcântara – Araquém Alcântara, 64 anos, é apontado pelos críticos como um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos em atuação no país.

Desde 1970, dedica-se integralmente à documentação da natureza e do povo brasileiro. Seu trabalho, de notoriedade internacional, tornou-se hoje uma referência nacional e fonte de inspiração para os novos fotógrafos.

Em sua vasta produção constam 47 livros sobre temas ambientais, 22 livros em co-autoria, 5 prêmios internacionais, 32 prêmios nacionais, 75 exposições individuais, inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas nacionais e estrangeiras.

É o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais do Brasil e a produzir uma edição especial para a National Geographic Society denominada “Bichos do Brasil” Entre seus prêmios mais importantes destacam-se o Prêmio Dorothy Stang de Humanidade, Tecnologia e Natureza – categoria Humanidade, 2007; Prêmio Fernando Pini, de melhor livro de arte do ano, com a obra “Mar de Dentro”, 2007; Prêmio Jabuti para o livro “Amazônia”, na categoria Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes, 2006; Prêmio “Von Martius”da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, categoria Natureza, 2002; Prêmio Abril de Jornalismo nos anos 1998,2001 e 2010; Prêmio Aquisição da Coleção MASP- Pirelli em 1996; Prêmio Associação Paulista de Críticos de Artes-APCA, pela exposição “Saudade Moderna”, na reinauguração da Pinacoteca do Estado, em 1986 e o Prêmio Unicef “Presença da Criança nas Américas”, Colômbia, 1981.

Em 1997 lançou, após dez anos de pesquisas, “TerraBrasil” o livro de fotos mais vendido no país. Atualmente na décima segunda edição, a obra já ultrapassou a casa dos 80 mil volumes comercializados.

Possui fotos em acervos de vários museus e galerias, entre eles o Museu do Café, em Kobe, Japão; Centro Cultural Georges Pompidou em Paris, Museu Britânico em Londres, Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo.

Em 2001, foi escolhido pelo The British Museum, de Londres, para produzir a capa do livro “Unknown Amazon”, que acompanhou uma grande exposição etnográfica sobre a Amazônia. Neste mesmo ano, foi convidado pelo Ministério das Relações Exteriores para realizar a exposição: “Mudanças Climáticas”, no Memorial da América Latina em São Paulo, e, também como convidado do Ministério do Meio Ambiente realizou no Jardim Botânico do Rio de Janeiro a exposição “Parques Nacionais do Brasil” Em 2009 foi agraciado com a mais importante comenda do Exército, Medalha do Mérito Militar, pelos serviços prestados à cultura do Brasil.

Priorizando a fotografia como expressão plástica e instrumento de transformação social, Araquém Alcântara é, hoje, um dos mais combativos artistas em defesa do patrimônio natural do país.| http://www.araquem.com.br

Sobre Guilherme Torres – Guilherme torres é um perfeccionista. É o que diz em seu braço, em poucas palavras. “Work it harder. Better. Faster. Make it over”. Citação da música da banda francesa Daft Punk decora sua pele e as paredes do seu studio. Este lema não oficial descreve uma ética de trabalho e compromisso com a qualidade que é facilmente perceptível em seu trabalho. As formas nítidas. Detalhes minimalistas e rica paleta de materiais. Caracterizam seus projetos que são aplicadas em residências.
Reforma de interiores. Lojas e claro sua própria casa e escritório. Equilibrar a estética rigorosa da arquitetura com uma leveza lúdica é um dos aspectos encontrados no design de interiores de seus projetos. As formas austeras e as superfícies sutis fornecem um cenário convidativo para receber o vívido mobiliário em seu interior. Enquanto os espaços são cuidadosamente arranjados para se beneficiarem na luz natural. Tudo isso somado, compõem um portfólio excepcional, especialmente para alguém tão jovem. | http://www.guilhermetorres.com.br

Serviço:
Exposição de fotos de Araquém Alcântara
Curadoria de Guilherme Torres
Lançamento de mobiliário da NOS Furniture no DW! 2016
Data: 10 a 14 de agosto
Quarta-feira a sexta-feira: 10h às 19h
Sábado: 10h às 14h
Domingo: Não abre
Local: Showroom NeoBambu
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1280, Jd. América, São Paulo, SP
(11) 5180-5333
www.neobambu.com.br