Encerrou-se, no dia 30 de dezembro de 2015, o Irrigaweb, capacitação em uso e manejo de irrigação, realizado pela Embrapa na forma de ensino à distância e disponibilizado por meio da plataforma Moodle na página embrapa.br/ead

IrrigawebPara seus realizadores, o curso, primeiro coordenado pela Embrapa Produtos e Mercado neste modelo, foi um sucesso, ultrapassando as expectativas de inscritos. Entre os participantes, 83% eram homens residentes em todas as regiões brasileiras, sendo a maioria (60%) com nível superior e 37% pós-graduados.

Já a página embrapa.br/ead teve mais de 35 mil acessos desde o dia 10 de agosto, quando foi criada para hospedar todas as etapas de realização do curso, e foi visitada por pessoas de diversos países, tais como Estados Unidos, Rússia, China, Japão, Holanda, Israel, Coreia do Sul, Austrália, entre outros.

O curso, que teve inicio em 21 de setembro de 2015, contou com 450 inscrições efetivadas que, após análise dos pré-requisitos pela Embrapa, resultou em 92 pessoas matriculadas. Desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e especialistas da Embrapa e de instituições parceiras, o curso é distribuído em módulos de aperfeiçoamento nas áreas: Classes de Solos e Irrigação; Características Físico-Hídricas e Dinâmica Água Solo; Transporte de Água no Sistema Solo-Planta-Atmosfera; Requerimento de Água pelas Culturas; Seleção de Métodos de Irrigação; Avaliação de Desempenho de Sistemas e Projetos de Irrigação; Aplicação de Fertilizantes e Produtos Químicos Via Irrigação; Estratégias de Manejo de Irrigação; Custos na Agricultura Irrigada; Captação e Usos de Água na Propriedade.

Com carga horária de 180 horas, o curso contou, além dos dez módulos técnicos, com nove provas objetivas, onze vídeos técnicos, cinco vídeos sobre o uso da água na agricultura e quatro videoconferências com os instrutores do curso. Trata-se de uma capacitação com o objetivo de orientar profissionais e empresários que utilizam a irrigação em suas atividades agrícolas para o uso racional da água na agricultura.

Segundo Frederico Ozanan Machado Durães, coordenador geral do curso, este é um serviço estratégico prestado à agricultura pela Embrapa Produtos e Mercado, que, juntamente com outras unidades da Embrapa e parceiros, pretende ampliar a formação de profissionais no uso da água na agricultura, possibilitando melhores oportunidades de negócios no mercado e a sustentabilidade do agronegócio.

Serviço:
Embrapa – www.embrapa.br
Produtos&Mercado – www.embrapa.br/produtos-e-mercado
Cultivares – www.embrapa.br/produtos-e-mercado/cultivares