Quinta edição do Jardins Design District, que tem organização do Lab&Factory, traz palestras interativas sobre o universo das artes plásticas, design e moda, além de um roteiro com 30 eventos especiais em restaurantes, lojas e galerias.

Jardins DesignUma das mais nobres regiões de São Paulo, o bairro Jardins se transformará em um núcleo de arte, design e moda entre os dias 10 e 14 de agosto. Neste período, será realizado o Jardins Design District, evento cultural gratuito que visa promover a troca de experiências e diversas atividades que integram arte, moda e gastronomia. O roteiro faz parte da programação do festival urbano DW! -Design Weekend.

Como parte da programação do Jardins Design District, o Lab & Factory promoverá em seu  espaço palestras, realizadas em parceria com FAAP, sobre artes plásticas, moda e design com nomes relevantes desses mercados: Marcos Morais, coordenador de Artes Plásticas da FAAP e responsável pela formação de grandes artistas do cenário nacional falará sobre Residência Artística: Trocas e Produção em Deslocamento na Contemporaneidade; a professora de artes plásticas Ana Farinha discursará sobre Produção Cultural e o Sistema de Arte Contemporânea;  já o diretor de conselho da Associação Brasileira de Design Jathero Cardoso comentará Visual Merchandising. Além das participações da designer de joias Camila Rossi, a sócia do WDCD (What Design Can Do) Bebel de Abreu, entre outros nomes.

Um dos destaques do evento será a Pracinha da Oscar Freire, que irá se transformar em uma grande galeria a céu aberto, com mais de 1.000 m² de paredes pintadas por street artists, com curadoria do artista plástico e designer Kiko Sobrino, uma charmosa exposição de design, food trucks e música ao vivo.

A programação contempla também mais de 30 eventos em diversas lojas, restaurantes e galerias de arte. O público que circular pelos Jardins durante o evento poderá conferir instalações criadas pelos alunos da FAAP disponíveis nas lojas Skin Max, Ici Brasserie e Casa Almeida, por exemplo. Os visitantes também poderão participar de uma sunset party promovida na Galeria Rabieh, em paralelo à exposição individual do artista inglês Julien Porisse, que estará em cartaz de 4 a 27 de agosto.

Já os amantes do design poderão conferir na joalheria H.Stern o recém-lançado livro publicado pela editora francesa Assouline, que destaca o design de algumas das mais icônicas coleções de joias da grife, incluindo as inspiradas na arte do arquiteto Oscar Niemeyer, da companhia mineira de dança Grupo Corpo e dos irmãos Campana, entre muitas outras. Os visitantes que passarem pela loja serão presenteados com um live sketch, ou pintura, produzida em aquarela pela ilustradora Luisa Aguiar.

“Um dos objetivos do Jardins Design District é resgatar o valor dos jardins como polo cultural, comercial e de entretenimento”, afirma Sobrino, proprietário do Lab&Factory, bureau criativo que assume pelo quarto ano consecutivo a realização do evento.

“As pessoas que residem ou frequentam a região podem trabalhar, ir ao cinema, sair para jantar, visitar uma pâtisserie, comprar um livro, tudo isso em um raio de 800 m”, completa o artista plástico que capitaneou um vídeo manifesto com moradores e empresários que vivem e trabalham no bairro para reforçar o amor que as pessoas têm pelo Jardins e a sua ligação com a região. Participam da empreitada o chef Alex Atala, a proprietária do Quattrino, Mary Nigri, o empresário Fernando Tchalian, a Presidente da Associação dos Lojistas dos Jardins, Rosangela Lyra, entre outros nomes.

O Jardins Design District conta com o apoio da Associação dos lojistas da Oscar Freire e das empresas Reud Real State, Smart Fit, Ibratin e Gaya.

Já o Design Weekend ocorre simultaneamente em diversos espaços localizados em regiões estratégicas da cidade de São Paulo, com palestras, visitas guiadas em galerias e ateliês, exposições, instalações, intervenções artísticas e urbanas, circuitos temáticos, concursos, festas e lançamentos de produtos em lojas e showrooms.

Programação das Palestras Lab & Factory

Arte
10 de agosto, às 12h
Palestrante: Marcos Morais, coordenador da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP
Palestra: Residência Artística: Trocas e Produção em Deslocamento na Contemporaneidade

10 de agosto, às 18h
Palestrante: Ana Farinha, professora da FAAP
Palestra: Produção Cultural e o Sistema de Arte Contemporânea

12 de agosto, às 18h
Palestrante: Thiago Onório, artista plástico
Palestra: Práticas Artísticas – Relatos e Experiências

Design
10 de agosto, às 15h
Palestrante: Milton Francisco, coordenador do curso de Design da FAAP
Palestra: Design e Inovação Social

11 de agosto, às 12h
Palestrante: Babel de Abreu, da WDCD
Palestra: What design can do no Brasil

12 de agosto, às 12h
Palestrante: Marcelo Farias, do Studio Marcos Batista
Palestra: O design como estratégia

Moda
11 de agosto, às 15h
Palestrante: Patrícia Fonseca, professora da FAAP
Palestra: Design Têxtil e Aplicações na Moda

11 de agosto, às 18h
Palestrante: Jathero Cardoso, diretor de conselho da ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores)
Palestra: Visual Merchandising

12 de agosto, às 15h
Palestrante: Camila Rossi, designer de joias
Palestra: Design de Joias

Viva Decora:

O Viva Decora trará palestras sobre marketing e inovação:

12 de agosto, das 14h às 17h
Palestrante: Paulo Avila – Facebook / Instagram Brasil
Palestra: Instagram: Como atrair clientes e ser referencia com o seu perfil no Instagram

12 de agosto, das 14h às 17h
Palestrante: Diego Simon – Founder & CEO Viva Decora e Co-Founder VivaReal
Palestra: Viva Decora: Princípios de marketing digital

12 de agosto, das 14h às 17h
Palestrantes: Ana Motta e Flavia Borges, sócias do da MOTTA BORGES sociedade de advogados.
Palestra: MORRA & BORGES: Direitos autorais e dicas das principais dores do profissional de interior

Outros roteiros para conferir no Jardins Design District

Casa Almeida: Realizada em parceria com alunos da FAAP, a instalação na fachada da loja com amarrações e muito colorida remete ao universo têxtil.

HStern: Exibição nas vitrines da seleção das joias mostradas no livro da joalheria publicado pela editora francesa Assouline.
13 de agosto – Os visitantes poderão ganhar um live sketch pintado em aquarela pela ilustradora Luisa Aguiar.

Galeria Rabieh:
4 a 27 de agosto
Exposição individual do artista inglês Julien Porisse.
12 e 13 de agosto, das 17h às 21h
Sunset party com música ao vivo e há projeções de vídeo arte até às 21h.

Les Cinq Gym:
A academia boutique Les Cinq convida para CIRCUITO FIGTH, uma experiência nova no mundo do body design.
11 de agosto, às 15h – Vagas limitadas. Inscrição via e-mail.

Skin Max, Ici Brasserie e Urban Remedy:
Alunos da FAAP dos cursos de moda e design criam instalação em conjunto com a marca.

Sobre o JDD – Jardins Design District é um polo cultural para fomentar a troca de experiências em um novo formato de compartilhamento de espaço que integra arte, cultura e gastronomia. Com a organização do Lab & Factory são desenvolvidos projetos facilitadores do bem viver, conectados, inovadores e sustentáveis, sempre criando novas experiências para as marcas da região. O JDD faz parte da programação do festival urbano DW! – Design Weekend.| http://jardinsdd.com.br

Sobre o Lab & Factory – Idealizado pelo artista plástico e designer Kiko Sobrino, o Lab & Factory é um polo cultural para fomentar a troca de experiências em um novo formato de compartilhamento de espaço e rede que integram arte, cultura e gastronomia, além de ser um point para fazer bons negócios e relacionamento com privacidade. Foi pensado para abrigar rodadas de negócios e encontros de relacionamento, onde brotam ideias para produtos de design, arte, arquitetura ou experiência de marcas.| http://www.labfactory.com.br

Serviço:
Data: De 10 a 14 de agosto
Programação completa em http://www.jardinsdd.com.br
Inscrição: Podem participar das atividades todas as pessoas, empresas e instituições interessadas. A entrada é 1 kg de alimento não perecível. Inscreva-se através do site http://www.jardinsdd.com.br
http://www.labfactory.com.br