Cine Plaza passa por retrofit e conta com jardim da Mata Atlântica

Cine Plaza

O tradicional edifício do Cine Plaza, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, passou por um retrofit e teve toda sua estrutura modernizada. O prédio, construído em 1934 no estilo Art déco, foi reformado pela Lafem Engenharia e manteve a fachada e o foyer, que foram restaurados. O BVEP Nigri Plaza, como agora é chamado o prédio, recebeu um investimento de R$ 150 milhões e ganhou a certificação internacional de sustentabilidade LEED Gold.

Concedido pelo Green Building Council dos Estados Unidos, o LEED é a principal plataforma utilizada para avaliar o desempenho ambiental de edificações. Parceira da USGBC Brasil, a Lafem Engenharia se utilizou de muitas estratégias para atender as demandas exigidas para receber a certificação, como o reaproveitamento de água da chuva durante as obras e o envio de materiais para reciclagem – 96% dos materiais que seriam descartados foram reciclados.

O prédio tem um telhado verde e, no 14ª pavimento, uma área de 480 m² com um jardim com espécies nativas da Mata Atlântica, e um reservatório de reuso de água para irrigação do jardim. Na cobertura, também foi utilizada uma tinta que diminui a incidência solar, aumentando a economia de energia com ar condicionados, por exemplo. Em 2016, o empreendimento venceu a categoria Sustentabilidade do prêmio Destaque ADEMI.

Localizado na Rua do Passeio, o edifício, com 17,3 mil m² de área construída, tem 16 pavimentos e um subsolo e, agora, vai se tornar um prédio corporativo. A antiga sala de projeção do Cine Plaza deu lugar a um auditório multifuncional com capacidade para 220 pessoas.

O empreendimento foi feito por meio de uma parceria entra a BVEP, empresa controlada pelo Banco Votorantim S.A., formada por uma sociedade entre o Banco do Brasil e o Grupo Votorantim, e a Nigri Engenharia, empresa que atua nas áreas de desenvolvimento e incorporação de edificações residenciais e comerciais de alto padrão.

Contato:
Lafem Engenharia
(21) 3505-9300
http://www.lafem.com.br/