Engenheiro Lucio Felix Neto desenvolve aplicativo para atender à Resolução CONFEA 1024 / 2009

Lucio Felix Neto

O engenheiro civil Lucio Felix Neto desenvolve na incubadora do SENAI Bahia (Acelera CIMATEC) um projeto chamado de RDO App. Este projeto visa oferecer o Relatório Diário de Obra (ou Livro de Ordem) de forma 100% digital e atender à Resolução CONFEA 1024 / 2009 que “dispõe sobre a obrigatoriedade de adoção do Livro de Ordem de obras e serviços de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Geologia, Meteorologia e demais profissões vinculadas ao Sistema CONFEA/CREA”.

Atualmente, na grande maioria dos casos, o RDO (ou Diário de Obra) é feito em planilhas do tipo MS-Excel. Normalmente o responsável pelo preenchimento é um estudante em início de carreira, que busca o aperfeiçoamento prático do seu aprendizado técnico adquirido na universidade. Mas quem confere e assina é um profissional filiado ao CONFEA, antes de ser enviado para a Contratante ou Gerenciadora / Fiscalizadora, quando for o caso.

O RDO App, primeiro aplicativo do mercado que atende a Resolução CONFEA 1024 / 2009, oferecerá uma versão gratuita básica e assinatura eletrônica entre as partes envolvidas (Contratante e Contratada), além da geração de relatórios gráficos de produtividade (Dashboard). A Contratada fará a programação das tarefas da obra e, no dia a dia, confirmará a execução (ou não) das tarefas programadas para, então, emitir o RDO e receber a assinatura da Contratante. Tudo isso de forma 100% eletrônica, fácil digitação e sem precisar de papel, caneta e carimbo. O resultado disso é que o profissional terá seu acervo técnico registrado e guardado em nuvem para quando precisar.

Por meio do Programa Laboratório Aberto do SEBRAE o projeto recebeu recursos financeiros para desenvolver o protótipo que foi entregue em Março deste ano. A partir de Abril/2017 começaram os testes de usabilidade e um investidor aportou mais recursos para a programação da primeira versão do sistema (MVP). O lançamento está agendado para ocorrer em Novembro deste ano.

Serviço:
Lucio Felix Neto
(71) 999-571-269
https://www.linkedin.com/in/lucio-felix-neto-ba38499

 

topo