Abcic promove seminário sobre estrutura pré-fabricada com foco em produtividade, sustentabilidade e tecnologia . Evento será realizado em Belo Horizonte no dia 23 de junho e reunirá os interessados na cadeia da construção

SeminárioCom a presença de profissionais conceituados, incluindo engenheiros e arquitetos de todo o País, Belo Horizonte será a sede, no dia 23 de junho, do Seminário Regional ABCIC – Estruturas Pré-fabricadas de Concreto – Sustentabilidade, Produtividade e Tecnologia. Promovido pela Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), o evento é destinado aos profissionais da cadeia produtiva da construção civil, engenheiros, arquitetos, técnicos, gestores, professores e pesquisadores com interesse em aumento da produtividade, construção sustentável e industrialização da construção.

A abertura do Seminário será feita pela presidente-executiva da Abcic, Íria Doniak, que traçará um panorama atual do uso das estruturas pré-fabricadas de concreto no Brasil, assim como enfatizará a importância do Selo de Excelência Abcic para os contínuos avanços tecnológicos e de qualidade das estruturas pré-fabricadas conseguidos pelas empresas do segmento. “A organização desse evento no atual contexto tem como principal objetivo debater as soluções adotadas com o uso de pré-fabricados de concreto, assim como suas possibilidades atuais e futuras”, ressalta Íria.

Segundo a dirigente da entidade, a opção pela escolha de Belo Horizonte como sede do Seminário se deve à grande importância que o mercado mineiro vem ganhando no cenário da construção civil nacional e, em especial no caso do pré-fabricado. Salienta ainda que tal movimento acompanha a tendência de expansão nacional nas soluções protagonizada pelo pré-fabricado em grandes obras de infraestrutura como as dos aeroportos (Brasília, Campinas, Guarulhos e Curitiba), os BRTs de Belo Horizonte e a Fábrica de Escolas do Rio de Janeiro. Recorda também que o pré-fabricado foi decisivo para viabilizar os ousados cronogramas da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Após a abertura, o engenheiro Roberto José Falcão Bauer, diretor técnico do Grupo Falcão Bauer abordará o tema “Estruturas Pré-fabricadas de Concreto: Desempenho e Sustentabilidade”. Bauer é presidente do Instituto Falcão Bauer da Qualidade, engenheiro civil com especialização em patologia de materiais, estruturas e habitabilidade, além de integrar os conselhos de entidades como Sindicado da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e Associação Nacional de Pisos e Revestimentos (Anapre).

Após a palestra de Bauer, será apresentado um estudo de caso sobre a obra Agata Street Mall Palmares, um centro de compras e convivência localizado em Belo Horizonte. A apresentação ficará a cargo do arquiteto Emmerson Ferreira, sócio-diretor da BHZ Arquitetura e Vettore Desenvolvimento Imobiliário, que tem 23 anos de experiência profissional, mais de 1,5 milhão de m2 em projetos e foi vice-presidente de Arquitetura do Sinanenco – Sindicato da Arquitetura e da Engenharia de Minas Gerais.

Na sequência, será feita a apresentação de um segundo estudo de caso sobre uma obra da Transpés, um centro de distribuição e logística, localizado em Betim (MG) e construído com estrutura pré-fabricada de concreto. A apresentação será feita pelo arquiteto e urbanista Márcio França, que tem larga experiência profissional tanto no setor privado quanto público. É diretor da ARQ Projetos, fundada em 1991 e que já conta com mais de 1.000 projetos realizados em todo o País.

O Seminário da Abcic será encerrado com uma palestra proferida pelo engenheiro João Luis Casagrande, presidente da Casagrande Engenharia, e que terá como tema “A adoção das estruturas Pré-fabricadas de Concreto – Viabilidade sob a ótica do Projeto Estrutural e sua interface com o Projeto Arquitetônico – Ênfase no Case: Fábrica de Escolas do Amanhã – Rio de Janeiro”. Profissional com vasta experiência em grandes obras, com ênfase em estruturas, Casagrande tem em sua trajetória mais de 400 projetos, entre os quais ganharam destaques recentemente os projetos para a construção das arenas esportivas para as Olimpíadas Rio 2016 e o projeto da Fábrica de Escolas do Amanhã, também no Rio de Janeiro.

Um debate com a participação de todos os palestrantes encerra o Seminário. “As soluções construtivas em pré-fabricados de concreto vêm corroborando com a visão de eficiência, de produtividade e de assertividade nos resultados almejados pelos investidores da área da construção. Trata-se de um sistema que permite um melhor planejamento do empreendimento, uma melhor qualidade no produto final e, sobretudo, uma melhor previsibilidade dos custos orçados, por se um sistema industrializado”, comentou Lincoln Raydan, gerente regional em Minas Gerais da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), entidade que é uma das correalizadoras do evento, ao lado do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sincepot MG).

Para Raydan, o Seminário será uma ótima oportunidade para se conhecer melhor a tecnologia do pré-fabricado. “Além disso, conheceremos detalhes sobre alguns “cases” importantes do ponto de vista arquitetônico e construtivo, assim como sobre a viabilidade técnica e econômica deste sistema construtivo”, afirma. Segundo Raydan, o evento ganha especial importância no atual momento vivido pela construção civil brasileira. “São nesses momentos de crise que devemos buscar reciclar os nossos conhecimentos, objetivando a adoção das melhores práticas nas nossas atividades e a melhor competitividade nos nossos negócios”, finaliza.

Além dos correalizadores, o Seminário terá como patrocinadores: ArcelorMittal, Concrete Show e a Lafarge Holcim. Já as empresas apoiadoras do evento são Incopre, Precon e Prefaz. Além disso, a Abcic conta com o apoio institucional da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), Gemarq – Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Urbanismo, Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco), Sinaenco MG, Sindicato Nacional da Indústria de Produtos de Cimento (Sinaprocim), Sindicado da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento do Estado de Minas Gerais (Siprocimg) e Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

Serviço:
Seminário Regional ABCIC – Estruturas Pré-fabricadas de Concreto – Sustentabilidade, Produtividade e Tecnologia
Data – 23 de junho 2016
Horário – das 14hs às 18hs
Local – SICEPOT – Av. Barão Homem de Melo, 3090 – Belo Horizonte – MG
Outras informações e inscrição – (11) 3768-2839 (com Maira) ou abcic@abcic.org.br
www.abcic.org.br