A MASISA, fabricante de MDF e MDP, abre processo seletivo para fomento de startups com premiação de até 40 mil dólares por projeto

StartupsA multinacional chilena MASISA irá investir em startups com boas ideias a fim de movimentar a criação de novos projetos e negócios no setor de arquitetura e design.

A MASISA, que fabrica e comercializa painéis de madeira MDF e MDP para móveis e arquitetura de interiores, anuncia a abertura das inscrições para o Leanplay Brasil, a primeira edição do MASISA Lab, área criada pela empresa para trabalhar com inovação aberta e intraempreendedorismo, desenvolvendo novas ideias e startups externas, com o intuito de encontrar soluções e projetos com potencial de crescimento e sucesso que possam ser incorporados ao seu portfólio.

O Leanplay Brasil tem por objetivo fomentar de maneira permanente a criação de novos negócios e projetos de impacto social e tecnológico. Buscamos por estudantes, arquitetos, engenheiros, paisagistas e outros profissionais empreendedores. Essa é a primeira vez que a multinacional promove a iniciativa aqui. Entretanto, mais de 20 projetos já foram fomentados na matriz chilena e nas filiais. A edição brasileira segue os moldes dos parceiros internacionais, apostando na boa performance tanto da indústria moveleira local quanto na criatividade dos profissionais que atuam ou vão atuar neste mercado.

“Com 20 anos de atuação no mercado nacional, temos uma imagem bem consolidada, porém não gostamos de nos acomodar. Queremos agora encontrar profissionais que nos desafiem tanto na criação de novos produtos e serviços quanto no desenvolvimento de diferentes modelos de negócios. Por isso, acreditamos fortemente nas startups porque elas são capazes de gerar novas ideias de maneira mais ágil”, afirma Daniele Oliveira – responsável pelo MASISA Lab Brasil.

A abertura da convocação pública será feita num evento especial no dia 13 de julho com data de encerramento da convocatória em 26 de agosto. Após esse período, a MASISA irá selecionar os melhores projetos e ideias para ingresso no Leanplay, que será composto por 6 desafios estratégicos: arquitetura acessível, design flexível, novas tecnologias, sustentabilidade e reaproveitamento, suporte aos marceneiros e o desafio aberto. No dia 10 de novembro, o comitê da MASISA anunciará os projetos vencedores que ingressarão no MASISA Lab e receberão: 12 meses de treinamentos em metodologias de inovação e empreendedorismo, capital semente de até U$ 40.000,00 e assessoria em fontes de financiamento, acesso a rede de contatos e comercialização latino-americanos e espaço de trabalho nos escritórios do MASISA Lab na América Latina.

Datas e Serviço:
26/08 – Encerramento da convocatória online.
08/09 – Divulgação dos selecionados para o Leanplay Brasil.
22/09 – Início do Leanplay Brasil.
19/10 – Pitch day.
10/11 – Divulgação dos vencedores e início da incubação dos projetos.

Serviço:
Leanplay MASISA Lab | http://leanplay.masisalab.com/brasil
MASISA | www.masisa.com/bra