Vitória Stone Fair, um dos maiores eventos do setor mostrará mais de 1000 variedades de rochas ornamentais do mundo

vitóriaDe 16 a 19 de fevereiro de 2016, a cidade de Vitória, no Espírito Santo, receberá a 41º edição da maior feira de rochas ornamentais da América Latina. Arquitetos, especificadores e profissionais do segmento estarão no evento para conhecer pedras diferenciadas, suas aplicabilidades e novos maquinários que vêm permitindo aos fornecedores aumentar muito o leque de opções e usos. As rochas ornamentais são muito utilizadas como revestimentos porque têm um ciclo de vida longo, especialmente em ambientes com grande circulação de pessoas e materiais.

O Brasil se destaca por ser o país com a maior diversidade de rochas ornamentais do mundo, além de contar com uma das maiores reservas existentes. As características da natureza brasileira formam rochas de coloração única, como as que têm os tons amarelados ou verde escuro, tipicamente brasileiros.

Tipos de rochas ornamentais encontradas no país – As principais pedras que podem ser consideradas exclusivamente brasileiras – ou pelo menos só exploradas no Brasil – são os pegmatitos (“feldspatos”) e os quartzitos maciços. Elas são rochas muito duráveis, pelo grau de resistência a agentes químicos e abrasão. Os pegmatitos têm cristais gigantes de feldspato, quartzo e outros minerais, enquanto os quartzitos têm cristais muito finos de quartzo e outros minerais acessórios.

O Brasil produz rochas exóticas em grande quantidade, que são todas aquelas que diferem totalmente dos granitos tradicionais. Mesmo os granitos comuns ou tradicionais recebem outros fatores além dos geológicos, como os climáticos e geomorfológicos, que auxiliam na formação do padrão estético. Um exemplo é a lixiviação das águas em climas tropicais e subtropicais, que origina a maior parte dos granitos amarelos (que são nada mais que resultado da oxidação de minerais escuros que contém ferro e magnésio).

Aquarela, Bianco Torrone Desenhado, Carajás, Dalmata, Gold Macaubas, Negresco, Splendor Gold, Sucuri, Terra Rossa, Via Láctea são alguns exemplos de rochas exóticas brasileiras.

Entre as exóticas, existem também as super exóticas, como a Amarula, Avatar, Cometa, Green Bamboo, Iron Red, Madreperola, Moulin Rouge, Nova Roma, River Storm, Santorini, Vitória Régia.

Além das exóticas, dentro desse grande segmento, muitas são classificadas como rochas clássicas, como por exemplo: Amarelo Maracanã, Black San Gabriel, Branco Desirée, Caravelas Regina White, Green Ubatuba, Marrocos, Ornamental BR, Ouro Brasil, Samba White, Violeta Tropical, Yellow Carioca. Mesmo os granitos muito comuns no Brasil, e particularmente na metade norte do estado do Espírito Santo, como os verdes do tipo Ubatuba, Labrador, Pavão, etc., são raramente encontrados fora do Brasil.

Tendências de mercado e exportações – Atualmente, as exportações de chapas são fortemente orientadas para o mercado dos EUA, incluindo um bom percentual de rochas exóticas, direcionadas justamente para bancadas no mercado residencial unifamiliar. As exportações de blocos são direcionadas principalmente para a China, e incluem preferencialmente materiais convencionais, destinados a grandes obras comerciais e residenciais multi familiares.

O uso de materiais exóticos como os quartzitos, é uma forte tendência que foi consolidada nos últimos anos em países como os Estados Unidos. Os quartzitos brasileiros que estão em alta são principalmente os brancos como o White Macaubas e Mont Blanc. Por serem materiais naturais, sofisticados e possuem uma enorme resistência mesmo com o uso intensivo, o quartzito está sendo amplamente aplicado nas casas dos norte-americanos. Segundo o site de projetos residenciais de luxo da Sater Luxury Design Collection, o mármore vem sendo utilizado em banheiras e em pisos, por ser considerado extremamente elegante e fácil de limpar.A maior parte das rochas brasileiras, sejam elas homogêneas/convencionais ou movimentadas/exóticas, estarão expostas e poderão ser observadas na Feira de Vitória.

 Sobre a Vitória Stone Fair – A Vitória Stone Fair | Marmomacc Latin América 2016 é realizada pela Milanez & Milaneze em cooperação com o grupo VeronaFiere e promovida pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado (Sindirochas), e Centro Tecnológico do Mármore e do Granito (Cetemag). Conta também com apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, Sistema Findes, CNI, Centrorochas, Marble Institute of America e Sebrae, dentre outros.

Serviço:
VITORIA STONE FAIR | MARMOMACC LATIN AMERICA 2016
41ª Feira Internacional do Mármore e Granito.
Data: de 16 a 19 de fevereiro de 2016.
Horário: 13h às 20h (acesso até as 19h).
Local: Carapina Centro de Eventos – Vitória, Espírito Santo.
Empresa realizadora: MILANEZ & MILANEZE S/A
Telefone: 55 (27) 3434-0600 / (27) 3434-0604
info@vitoriastonefair.com.br
www.vitoriastonefair.com.br